sábado, 15 de junho de 2013

ESTUDO: Transfiguração de Jesus

  COMADEMBES  

ESTUDO: Transfiguração de Jesus

           Transfiguração de Jesus                  

  Transfigurar significa: mudar de figura

 Mt 17.1=Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. 2=E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3=E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4=E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três Tabernáculo, um para ti, um para Moisés e um para Elias.

 Com os três Jesus "subiu ao monte" (Lucas), ou "os ELEVOU a um alto monte". 



Mas não se identifica qual o monte. Surgiu, então, a dúvida entre os será o Hermon ou o Tabor? O Salmo 89:12= O Norte e o Sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermom regozijam-se em teu nome 13Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e elevada, a tua destra. 14Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante do teu rosto. 15Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo; andará, ó SENHOR, na luz da tua face. 16Em teu nome se alegrará todo o dia e na tua justiça se exaltará. 17Pois tu és a glória da sua força; e pelo teu favor será exaltado o nos 18Porque o SENHOR é a nossa defesa, e o Santo de Israel, o nosso Rei. Alguns opinam pelo Hermon, a 2.793 m de altura, perto do local da "confissão de Pedro", todavia, que é recoberto de neve perpétua e que, situado em região pagã, dificilmente seria encontrada, no dia seguinte, no sopé, a multidão a esperá-lo, enquanto discutia com os demais discípulos, que haviam permanecido na planície, sobre a dificuldade que tinham de curar o jovem epiléptico. Outros preferem o Tabor. Além dessas razões, alegam: que "seis dias" são tempo suficiente para chegar com calma de volta à Galiléia. O Tabor é um tronco de cone, com um platô no alto de cerca de 1 km de circuito; fica a sudeste de Nazaré situado no final do planalto de Esdrelon, que ele domina a 320 m de altura (562 m acima do nível do mar e 800 m acima do Lago de Tiberíades). Mas sabendo que SEIS também fala da capacidade humana, aquilo que do homem. Deus responde a Pedro “Não Pedro, não é nada disso, esquece essa história de morar no Tabor e estender as cortinas das cabanas para Elias, Moisés e Jesus. Este é meu Filho amado a Ele ouvi. Mc 9:7 Pedro, tudo que você tem que fazer, é ouvir Jesus, tudo bem? Sim, congregar é necessário, olhe para o monte, lá estão Tiago e João. Onde estiverem dois ou mais reunidos em meu nome, ai Estarei. Mt 18:20.

Simbolicamente, o aparecimento de Moisés e Elias representava a Lei e os Profetas. Entretanto, a voz de Deus do céu - "Ouçam a Ele!" - mostrou claramente que a Lei e os Profetas deviam dar lugar a Jesus. Aquele que é o novo e vivo caminho está substituindo o antigo; Ele é o cumprimento da Lei e das inúmeras profecias no Antigo Testamento. Além disso, em Sua forma glorificada eles tiveram uma breve visualização da Sua glorificação e entronização vindoura como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Jesus no Getsêmani Marco14.32=E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. 33=E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João e começou a ter pavor e a angustiar-se. Esse questionamento por parte de Jesus tem um profundo significado para toda a humanidade. Em primeiro lugar, porque revela que Deus realmente Se manifestou na carne:  "evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele (Deus) que foi manifestado na carne" (1 Timóteo 3.16). Além disso, ele também mostra que, de fato e de verdade, Jesus tornou-se 100% humano, estando inclusive sujeito à morte. Lemos em Filipenses 2.7-8: "Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz".  

A PRIMEIRA PARTIDA DE AZEITE

Era considerada de primeiríssima qualidade. Por isso, na Lei de Moisés, esta primeira quantidade era reservada como primícias, oferta de manjares e dízimos (Êx 22:29, Dt 12:17, Nm 15:4). Seu emprego era sacerdotal e este azeite puríssimo servia para:

1-A luz do Santuário, que nunca podia se apagar (Lv 24:2, Êx 27:20).
2-Para o Óleo Sagrado (Êx 30:22-25), na unção de sacerdotes e reis (Lv 8:30, Sl 133:2, I Sm16:13,
I Rs1:39)
3-Para purificar os leprosos já curados (Lv 14:15-18)  

A REVELAÇÃO:

Igualmente o Senhor Jesus, ali no “gath shemen”, vai ser bem amarrado e levado primeiramente para duas pessoas: Anás e Caifás – o anterior e o atual sumo sacerdote –, que usarão o rolo da pedra da ‘Lei’ escrita por Moisés, para pressionar o Senhor. Entre outras coisas, colocarão um saco no seu rosto e o esbofetearão (Mc 14:65). Seu sangue, diante daquelas duas pessoas, escorrerá pelos seus poros. Este é o primeiro “azeite”, de uso sacerdotal, por isso os dois sumos sacerdotes. Este primeiro “azeite” (sangue) do Senhor testifica que:

1-Ele é a Luz do Mundo que nunca pode ser apagada (Jo 9:5).
2-É Ele que nos unge como “reis e sacerdotes” (Ap 5:9-10).
3-O Seu sangue cura homens e mulheres da lepra dos pecados (Jo 1:29). A “premícia”, reservada para Deus, Ele já tinha dado no Jardim, quando orou e suou grandes gotas de sangue 

A SEGUNDA PARTIDA DE AZEITE:

Em seguida, o mesmo saco com azeitonas era levado por operários para uma prensa escavada na rocha e eram postos sacos de pedras por cima, com o propósito de fazer maispressão e esmagar as olivas verdes. Escorria, então, por entre os poros do saco de estopa,uma segunda quantidade de azeite. Este era o azeite de segunda qualidade. Seu emprego era específico para:

1-Fabricação de pão
2-Acender as candeias das casas ou lamparinas portáteis
3-E como remédio  

A REVELAÇÃO:

Igualmente o Senhor Jesus dali foi levado aos “operários” do Templo, a fim de ser pressionado por Pilatos, Herodes e seus soldados. Foi brutalmente esmagado por homens de coração de pedra, que utilizaram açoites, socos, pontapés, coroa de espinho e uma cana para esmagá-lo. Este “azeite” (sangue) que escorreu do Senhor:

1-Alimenta-nos do verdadeiro Pão da Vida, o Maná que - não por coincidência -, também tinha sabor de azeite fresco: “E era o maná como a semente do coentro, e a sua aparência como a aparência de bdélio. O povo espalhava-se e o colhia, e, triturando-o em moinhos ou pisando-o num gral, em panelas o cozia, e dele fazia bolos. E o seu sabor era como o sabor de azeite fresco” (Nm 11:7-8). O bdélio é um material seroso, de cor avermelhada, figura do Sangue de Jesus! (I Rs 17:12, Ez16:13).

 2-Acende a nossa candeia e nos transforma em luz do Mundo (Mt 5:14, Mt 25:3).

3-Cura nossas doenças físicas, espirituais e emocionais, causadas pelo pecado “Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras nós fomos sarados (Isaías 53:4-5, Mc 6:13, Lc10:34) 

A TERCEIRA PARTIDA DE AZEITE:

Depois, os operários amarravam o saco de oliva mais apertado ainda e aumentavam a pressão com pedras mais pesadas, para extrair o restante de azeite que ainda havia. Seu emprego era específico para fazer sabão. Inclusive, nos dias de hoje, há o “sabão de Marselha”, fabricado com óleo de oliva e potassa. O potássio é uma substância vital para o corpo humano 

A REVELAÇÃO:

Igualmente o Senhor Jesus será levado pelos “operários de Roma” até o Monte Calvário e,bem “amarrado” com cordas e pregos, será pendurado na Cruz. Ali, Jesus sofrerá a maior de todas as pressões: os pecados e ofensas da Humanidade passada, presente e futura, recairão sobre Ele. Uma pressão tão forte e pesada, que vai reduzi-Lo a bagaços.

É este “azeite”(sangue) que, como se fosse o melhor sabão do Universo, nos lava de todos os pecados e mantêm as nossas vestiduras sempre limpas, conforme diz a Palavra:

Bem aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à Arvore da Vida, e possam entrar na cidade pelas portas” (Ap 22:14).

Muito breve Ele voltará. A profecia diz: “Mas quem suportará o Dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando Ele aparecer? Pois Ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros” (Ml 3:2).


Jesus profetizou que as pessoas no mundo estariam totalmente alheias a isso:

"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto,assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio,e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma,e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.” (Mt24:37-42)

Se você ainda não recebeu Jesus como seu único, suficiente, exclusivo e eterno Salvador,faça isso agora mesmo: “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”. Rm 10:9 Creia e procure IGREJA e, publicamente, confirme a decisão que você tomou agora. Batize-se nas águas, porque isso é uma ordem de Jesus e um requisito da Justiça de Deus. Tome a Santa Ceia regularmente e aguarde a volta de Jesus, precedida pelo arrebatamento dos salvos.

Pr DANIEL DETMAN                

Nenhum comentário:

Postar um comentário