sábado, 22 de junho de 2013

Dons Espirituais na Bíblia

Dons Espirituais na Bíblia Dons Espirituais na Bíblia  
Amados quero que entendam que os dons Espirituais estão dividido em três parte como a Trindade
Os dons são operações do DEUS PAI. DEUS FILHO. DEUS ESPIRITO SANTO no texto seguinte de 1 co 12.4,6 entendemos essa divisão quando falar na diversidade é a operação do Espírito Santo. Ministérios,
fala da operação do Senhor JESUS. A

operação do DEUS PAI esta em sua SOBERANIA com a seguinte frase o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. I Cor.12;4-6      
E ele deu uns como Apóstolos, e outros como Profetas, e outros como Evangelistas, e outros como Pastores e Mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguem à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Efésios 4:11-13

Os nossos dons espirituais, ainda que sejam diferentes uns dos outros, são todos úteis para que juntos possamos trabalhar para servir a Deus e uns aos outros.
A Bíblia diz em Romanos 12:4-5 “Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.”
Os dons espirituais vêm de Deus com um fim especial. A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:4-6 “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.”

Quais são alguns dos dons espirituais?
A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:8-11
 “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da Sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da Ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a Fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de Curar; a outro a operação de Milagres; a outro a Profecia; a outro o dom de Discernir espíritos; a outro a Variedade de Línguas; e a outro a Interpretação de Línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.”
 A Bíblia diz em Efésios 4:11-13 “E ele deu uns como Apóstolos, e outros como Profetas, e outros como Evangelistas, e outros como Pastores e Mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”

Os Dons de Deus podem ser tirados?
Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29). Porém, quando o crente está em pecado ou em rebeldia, ele não conseguirá desenvolver o seu dom. Ele pode continuar fazendo tudo na obra, menos usar com eficácia o poder de Deus. O dom sem unção é apenas uma habilidade que não produz vida. Os dons de Deus são reconhecidos em nós por nossos irmãos, que são edificados através deles. Ninguém vai ser edificado apenas por habilidades.


O fim dos dons Ef 4.12-14
- O aperfeiçoamento dos santos.
- Para a obra do Ministério.
- Para edificação do corpo de Cristo.
- Para chegar a unidade da fé Ef. 4:13.
- Para chegar ao conhecimento do filho de Deus.
- Para chegar à estatura de varão perfeito.


Dons Espirituais na Bíblia


RELAÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS DA PARTE DE DEUS PARA FUNCIONAMENTO DA IGREJA

Governo – 1Co 12.28; At 6-1-7; Ex 18.13-26 O dom de administração ou Governo é a capacidade divina para entender o que faz uma organização (ou igreja) funcionar, e também a capacidade de planejar e executar os procedimentos que realizem os alvos do ministério . Is 11-2 e o Espírito de sabedoria

Louvor – Sl 150.3-5; 2Sm 6.14-15; Mc 4.2,33 O dom da comunicação criativa é a capacidade divina para expressar a verdade de Deus através do louvor. Is 11-2 Fortaleza

Liberalidade – Rm 12.8; Lc 21.1-4 O dom de contribuir é a capacidade divina para dar dinheiro e recursos à obra do Senhor com alegria e liberalidade. Pessoas com esse dom não se perguntam: “Quanto devo dar ao Senhor?” e sim: “Quanto preciso para me sustentar. Is 11-2 e o Espírito de sabedoria

Hospitalidade –( assistência) 1 Pe 4.9-10; Rm 12.13; Hb 13.1-2 O dom da hospitalidade é a capacitação divina para cuidar de pessoas, providenciando comunhão, comida e hospedagem. . Is 11-2 e de inteligência

Intercessão – Rm 8.26-27; Jo 17.9-26; 1 Tm 2.1-2; Cl 1.9-12, 4.12-13 O dom de intercessão é a capacitação divina para orar, regularmente, por outros, em qualquer dia e horário, de forma geral ou específica, vendo resultados freqüentes e também específicos. . Is 11-2 e o Espírito de conselho

Conhecimento – 1Co 12.8; Mc 2.6-8; Jo 1.45-50 O dom do conhecimento é a capacidade divina para trazer a verdade ao corpo pela iluminação ou entendimento bíblico. Is 11-2 e o Espírito de conhecimento

Salvação. Efésios 2-8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Is 11-2 e de temor do SENHOR


RELAÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS DA PARTE DE JESUS PARA FUNCIONAMENTO DA IGREJA

1-APOSTOLO – 1Co 12.28-29; Ef 4.11-12; Rm 1.5; At 13.2-3 O dom do apostolado é a capacidade dada por Deus para iniciar e supervisionar o desenvolvimento de novas igrejas ou ministérios.É o pastor que desenvolve todos os outros quatro MINISTÉRIO. E apascenta os outros MINISTÉRIO

2--PROFÉTA - Esse termo refere-se àquele que age como porta-voz de um superior. Pode, também, ser utilizado como sinônimo de “vidente” ou “pessoa inspirada” (Os 9.7; 1 Sm 9.9).
O termo hebraico para profeta é nabi’ cujo o significado etimológico mostra uma força de autoridade representativa . Em Deuteronômio 1.18b Deus afirma que o profeta [nabi’] declarará tudo que ele ordenar. Em Êxodo 7.1 nabi’ [profeta] tem o mesmo valor semântico de representação de autoridade.
 O ministério de profeta tem seu início em Moisés com a manifestação clara do exercício profético no arraial israelita (Nm 11.25,26).
A concepção da instituição divina de ministério profético é ratificada em Deuteronômio 18.9-22, onde a contraposição entre profeta e prognosticadores (encantadores, mágico, etc.) é feita com a promessa do surgimento do grande profeta em Israel: Jesus Cristo (At 7.37,38).

No Período Monárquico, em Israel, aparecia a primeira escola de profetas 1Sm 10.5,10).
Isso introduz o papel importante que o profeta exerceria no período monárquico.
Ele seria consultado pelos os reis como representantes de Deus para com o povo.
Este profeta falaria ao rei através dos oráculos.
Esse período para os profetas, em Israel, é marcado por respeito e reverência por parte da nobreza e do povo (1 Sm 16.4,5).
Em outras passagens como Êxodo 4.15,16; Jeremias 1.17a; 15.19; a palavra nabi’ [profeta] aparece no contexto de um mensageiro que fala em nome de um superior.
Hoje podemos assim dizer que um pastor com o ministério profético tem um diferencial dos demais por que tem uma profecia voltada para a Igreja que é a volta de JESUS.
Quando este pastor prega ou exercer seu pastoreado tudo o seu ministério o arremete a VOLTA DE JESUS por se a igreja não tiver essa profecia ela se corrompe é a profecia da VOLTA DE JESUS.
Porque o profeta é o que aponta o caminho e o que da direção por que ele é profético. Juizes 6-8 Enviou o SENHOR um profeta aos filhos de Israel, que lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel:
Do Egito eu vos fiz subir e vos tirei da casa da servidão; Efésios 2-2 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

 3-EVANGELISTA II TM 4-5 Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um, Evangelista, cumpre o teu ministério.É o pastor que tem um destaque em sua Mensagem voltada para o AMOR de JESUS  por nossas vidas.A Evangelização

4-PASTORES HEBREUS 13-7 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.É o pastor que tem um destaque em sua Mensagem voltada para o CUIDADO com suas ovelhas.

5-DOUTORES AT 13-1 Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e DOUTORES saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.É o pastor que tem um destaque em sua Mensagem voltada para o ENSINAMENTO

RELAÇÃO DE DONS ESPIRITUAIS DA PARTE DE ESPÍRITO SANTO PARA A IGREJA

Joel 2.28- E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. 

Sabedoria – 1Co 12.8; Tg 3.13-18; 1Co 2.3-14; Jr 9.23-24 O dom de sabedoria é a capacitação divina para aplicar verdades espirituais de modo a colocar em ordem as coisas que são da eternidade

Ciência - 1Co 12.8 1CO 13.8 A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; O dom de ciência esta dividido em três partesREVELAÇÃO- vossas filhas profetizarão. Quando DEUS fala direto ao ouvido do homem
VISÃO – os vossos jovens terão visões.
SONHO- os vossos velhos terão sonhos

– 1Co 12.9, 13.2; Hb 11.1; Rm 18.21 O dom da fé é a capacidade divina para agir à luz das promessas de Deus com confiança e fé, não duvidando da capacidade de Deus para cumpri-las. As pessoas que possuem este dom estimulam outros a viver esta mesma fé, levam adiante o reino de Cristo, porque elas avançam quando outros param, e pedem a Deus aquilo que é necessário, confiando na provisão divina.

 Curas – 1Co 12.9, 28, 30; At 3.1-16; Mc 2.1-12 O dom de curas é a capacidade divina, que torna o crente num canal, através do qual Deus restaura pessoas. Obs:- A palavra está realmente no plural, “Curas”, indicando que vários tipos de cura são possíveis com esse dom, (Ex. emocional, social, espiritual, física, etc).

Maravilhas – 1Co 12.10, 28-29; Jo 2.1-11; Lc 5.1-11 O dom de maravilhas é a capacitação divina para autenticar o ministério e a mensagem de Deus através de intervenções sobrenaturais que O glorifiquem.De maneira que um dom que não se explica com a ciência humana

Profecia – Rm 12.6; 1Co 12.10, 28, 13.2; 2Pe 1.19-21 O dom de profecia é a capacitação divina para revelar e proclamar a verdade de forma apropriada e relevante para entendimento, correção, arrependimento ou edificação, podendo haver implicações imediatas ou futuras.

Discernimento – 1Co 12-10; At 5-1-4; Mt 16.21-23 O dom do discernimento é a capacidade divina para distinguir entre verdade e erro, podendo discernir entre espíritos bons e maus, e entre o bem e o mal

Variedade de Línguas – 1Co 12.10, 28-30, 13.1, 14.1-33; At 2.1-11 O dom de línguas é a capacitação divina para falar, adorar ou orar em um Língua Estranhas . Pessoas com esse dom podem receber uma mensagem espontânea de Deus, que é transmitida ao Corpo pelo dom de interpretação.

Interpretação – 1 Co 12.10, 14.5, 14.26-28 O Dom de Interpretação de Língua Estranha é a capacitação divina para transmitir ao corpo de Cristo a mensagem de alguém que fala em Língua Estranhas

Sabedoria. A palavra da ciência. Fé.Curar. Operação de maravilhas. Profecia. Dom de Discernir. Variedade de Línguas. Interpretação das Línguas Estranhas.

FONTE= BIBLIA SAGRADA

ESCREVENTE: PR- DANIEL DETMAN

PARA: Todos. O meu povo se corrompe por não conhecer as minhas palavras, espero que este estudo esclareça e não te de mas duvidas ore e peça a SENHOR Sabedoria pois sem esse conhecimento a nossa caminhada é mas complicada, não perca tempo lendo outros livros por mais espirituais que seja; A bíblia é o nosso recurso inesgotável basta entendemos o que o SENHOR quer de nós)


SE O SENHOR SE AGRADAR DE NÓS. VENCEREMOS

Todos os dons que se refere a Deus Pai estão relacionado no livro de Isaias 11-1
Todos os dons que se refere a Deus Filho estão relacionado no livro de Efésios 4-11
Todos os dons que se refere a Deus Esp. santo estão relacionado no livro de I cor. 12-10



Nenhum comentário:

Postar um comentário