sexta-feira, 28 de junho de 2013

ESTUDO BÍBLICO PARA CRIANÇAS

ESTUDO BÍBLICO PARA CRIANÇASESTUDO BÍBLICO PARA CRIANÇAS.
 
SÃO TRES AULAS QUE ABORDA UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE SOBRE A OPOSIÇÃO A DEUS. LEIAMOS COM MUITA ATENÇÃO POIS ESTE ASSUNTO NOS DÁ UMA DIREÇÃO MUITO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO ESPIRITUAL DA CRIANÇA.ESTE ASSUNTO DEVE SER TRATADO COM MUITA SERIEDADE POIS AS.... CRIANÇAS NÃO SÃO SERES IGNORANTES.
DOS 00 ANOS AOS 03 ANOS CONSTRÓI A PERSONALIDADE, ENTÃO NÃO CONVERSE COM A CRIANÇA ASSIM; GUGU DADA, ETC
DOS 03 ANOS AOS 07 ANOS CONSTRÓI O CARÁTER, ENTÃO NÃO MINTA NA FRENTE DELES POIS O CARÁTER DA CRIANÇA ESTA ABSORVENDO TUDO QUE PASSA EM SUA VOLTA, NÃO PREGUE UMA COISA E VIVA OUTRA POIS ELE NUNCA VAI LEVAR A SERIO O EVANGELHO QUE VOCÊ COMO PAI OU PROFESSOR PREGA


ESTUDO BÍBLICO PARA CRIANÇAS1º AULA




ASSUNTO: A OPOSIÇÃO A DEUS
“Depois disse o Senhor a Moisés: Entra a Faraó, e diz-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos. E o rio criará rãs, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras.” (Êx 8:1-3).


Por que rãs, de que falam?
Falam de espíritos malignos que inquietariam os lares; que expulsariam das camas os casais, eles se separariam, os filhos ficariam abandonados, divididos. 
E isto porque o lar, que é a célula-mãe, seria desfeito.
Grandes inquietações vemos hoje. E quem nos livra? Deus. Para que? Para o servirmos.
Rãs nas amassadeiras e fornos – Alimento misturado com o ensino do mal. Deus promete o livramento para os que rejeitam os ensinos do mundo, como fez ao povo no Egito.


Piolho 
Outra praga lançada sobre o Egito, e o povo viu os piolhos sobre toda a terra. Deus os entregou aos seus próprios pensamentos, como está o mundo de hoje, imoral em sua maneira de pensar, produzindo um ambiente que reflete seus pensamentos impuros.
Deus está mostrando o que os piolhos, espíritos malignos, produzem nos pensamentos, e ele tem poder para livrar os que habitam no esconderijo do Altíssimo.
Os magos vieram perante Faraó: “…magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado”. Ex 8:18Os pais que temem ao Senhor, e os professores, devem ensinar onde está o esconderijo do Altíssimo, o Senhor Jesus, para livrar as crianças, adolescentes e os jovens do poder dos pensamentos satânicos que vêm sobre este mundo e já estão aí. Não se pode deixá-los entregues aos magos do mal.
TV com filmes, programas violentos, imorais, músicas profanas geradas por servos do adversário. Literatura licenciosa. A ordem é “Sai dela!”


Moscas  
Outras pragas, como a das moscas, seguiram-se. Onde há moscas há imundice. Nesta hora os multiplicadores de imundices estão aí mesmo.
Temas de vida imoral são o alimento, o cardápio deste mundo.
Como o Senhor livrou os servos no passado, está livrando e vai livrar as casas, os lares, as vidas que pertencem ao Senhor.
Houve no passado separação e não houve moscas no meio do povo hebreu, e Deus os livrou porque estavam comprometidos com Deus.
Pestes, úlceras, vieram nos animais e nos homens. Inquietação tão grande que não paravam.
E os magos? Também foram atingidos.
Aflição veio e virá sobre os que não se abrigam no esconderijo do Altíssimo.
Sinais e sinais. E agora os magos não tinham mais manifestação de poder. Há lições nisto.
Êxodo 9:29 – Para que saibas que a terra é do Senhor.
Maravilhas a serem ensinadas. A terra pertence ao Senhor e Ele está vendo seu povo abrigado debaixo de Suas asas.
 
Gafanhotos 
Vêm sobre a terra e aí estão destruindo o pouco alimento que ainda resta.
Faraó ainda quer os filhos de Deus e faz propostas.
Êxodo 10:8 – Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao Senhor, vosso Deus. Quais são os que hão de ir?
Resposta clara, versículo 9: “Todo o povo, nossos meninos, idosos, os filhos e as filhas”.
 
Trevas 
Deus manda sobre o Egito de hoje a praga das trevas. Escuridão total. Povo intelectual, culto, pobre, rico, toda gente cega atrás de feitiçaria, idolatria, imoralidade.
Nesta hora de trevas, onde está o povo de Deus? No esconderijo do Altíssimo, coberto pelo Sangue de Jesus.
Para onde iremos? Ver a última praga? A morte dos primogênitos? Ver o povo morto pelo engano dos magos, dos profetas do adversário?
A igreja que está escondida no esconderijo do Altíssimo, abrigada em sua sombra, proteção, será encontrada pelo Senhor Jesus nos ares e subirá para sempre, livrando-se do adversário.Deixa meu povo ir.” E quem irá? “Todo o povo, nem uma unha ficará.”



2º AULA


ESTUDO BÍBLICO PARA CRIANÇAS

ASSUNTO: A OPOSIÇÃO A DEUS

 
“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” (1ºSm 15-23

Feitiçaria (porfia – contenda, teima – contra o ensino revelado pelo Senhor) e Idolatria são afrontas à santidade de Deus.
Saul foi desobediente e isto o afastou de Deus de tal forma que chegou a ponto de ser atormentado pelo espírito do mal e, sem comunhão com Deus, caiu na feitiçaria

1ºSm 28-6– E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor lhe não respondeu nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
Foi o estado em que este homem ficou depois de ter sido usado por Deus para profetizar.
Deus nos adverte a vigiar todos os meios por onde o inimigo está atuando e a nos desviar seriamente dele. Não temos desculpa para permanecermos em comunhão com as trevas. Limpar os lares de tudo o que desagrada ao Senhor e permanecermos no abrigo do Altíssimo.
No Velho Testamento temos os confrontos com os magos, os adivinhos (e foram muitos). Agora passaremos a alguns exemplos no Novo Testamento.

Mts 4-1Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Depois do jejum, quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
O adversário três vezes o tentou e três vezes, num só livro da Bíblia

Det8-3=6-13=6-16 O Senhor o derrotou e deu-lhe a ordem: “Vai-te Satanás”.
E os anjos chegaram e serviram ao Senhor.
É preciso estar firme na Palavra para vencer o adversário, que até ao Senhor Jesus tentou levar ao mal. A vitória está decretada pelo Senhor Jesus, que se tornou exemplo para nós.

“E descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade.
E estava ali um certo homem, chamado Simão que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido a gente de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; ao qual todos atendiam, desde o mais pequeno até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. E atendiam-no a ele, porque já desde muito tempo os havia iludido com arte mágicas.” Atos 8-5-11

Eis outro exemplo da oposição do adversário: Filipe pregava com poder e Simão, que exercera arte mágica, iludia a muitos. É isto que a magia faz, ilude, engana.
Simão chegou a crer, mas não entendeu o poder de Deus e ofereceu dinheiro para receber o mesmo poder que os servos tinham pelo Espírito Santo.
Fel de amargura e laço de iniqüidade.
Livrar nossos filhos do caminho que existe neste mundo mau.

3ºAULA

Estudo Bíblico para Crianças 

Assunto: 

A OPOSIÇÃO A DEUS

“Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, e Lúcio cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.” (Atos 13-1

Servindo ao Senhor, o Espírito Santo envia Barnabé e Saulo para realizar a obra do Senhor.
Eles atravessaram a ilha de Pafos e a quem encontraram? Um mágico, falso profeta. Paulo prega e a oposição já estava preparada.
V=8 – Elimas, o mago, procurando apartar da fé o procônsul Sérgio Paulo.
Mas Paulo, o servo de Deus, o chama de filho do diabo e o repreende e o juízo de Deus vem sobre ele.
Magos, como o menino narrado em estórias populares, estão aí, dando seus ensinos malignos. O mesmo faz o Halloween.
A escritora vai continuar as estórias até o menino se tornar jovem e adulto. Acostumando o mundo sem a Palavra de Deus a achar que tudo é brincadeira e nada de mais.

“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se, e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.” Atos 16-16-18

Que confronto terrível teve Paulo com aquela pobre jovem. Mas no poder de Deus ele deu a ordem certa: Em nome de Jesus, sai dela.
Na mesma hora saiu. Esta é a hora de ensinar que é preciso estar coberto pelo sangue de Jesus para enfrentar o mundo que desafia:
Você já leu livros do menino mago?
Você já viu o saci?
Você já viu o filme dos duendes?
Você já viu a novela?

Tudo está dando grande lucro aos seus senhores. Mas os servos do Senhor sabem do fim de tudo isto.
“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros,e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apc21-5-8

Aqueles que forem fiéis ao Senhor têm a promessa de beberem de graça da água da vida e herdarem todas as coisas prometidas por Deus.
“Estas palavras são verdadeiras e fiéis.” 

PR DANIEL DETMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário